Um Dia – David Nicholls  

LIVRO: UM DIA
AUTOR: DAVID NICHOLLS
EDITORA:INTRÍNSECA
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2010 (Brasil)
GÊNERO: ROMANCE
ISBN: 978-85-8057-096-0
Nº DE PÁGINAS: 411
CLASSIFICAÇÃO: 4/5

Um dia de David Nicholls foi publicado no Brasil pela editoraIntrínseca em 2010. O livro conta a história de Emma e Dexter, que se conheceram na formatura em 15 de julho de 1988. Apesar da diferença entre eles, os dois se tornam inseparáveis.

  Emma Morley é uma mulher inteligente, com pensamentos firmes, e sempre conserva seus princípios. Porém não consegue crescer tanto na vida profissional e pessoal, sempre se frustrando com o que deixou acontecer com seus planos, porém incapaz de admitir.

Dexter ao contrario de Emma, é lindo e irresponsável. Conseguiu ingressar no mundo da fama, tornando-se assim um apresentador de TV em programas voltados para o público jovem, no entanto não sua personalidade não agradou telespectadores, diretores e os produtores de TV. Dex tem um problema com a bebida, o que acaba atrapalhado sua reputação.

  Apesar de viverem separados os dois sempre tentam manter a amizade. Mas o destino intervém na vida deles e cada um segue um caminho diferente, conhecem pessoas diferentes e traçam jornadas distintas. Mas o que eles não conseguem enxergar é o quão importante um é na vida do outro, e que foram predestinados a ficarem juntos.

“Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. Ou isso ou uma vela perfumada.”  — Dex diz a Em.

   O livro é um romance bem leve, a história é narrada em terceira pessoa.  Os capítulos são separados com uma diferença de um ano, entre um capítulo e outro, sempre no dia 15 de julho dos 20 anos seguintes ao dia em que eles se conheceram. Apesar de ter esse intervalo de tempo, quase não se percebe, esse detalhe também não interfere em nada o enredo, de forma que conseguimos acompanhar naturalmente os acontecimentos sem prejudicar o nosso entendimento.

    O livro teve adaptação cinematográfica em 2011 pela Focus Features, tendo como roteirista o próprio David Nicholls, além de estrelar Anne Hathaway e Jim Sturgess nos papeis de Emma e Dex. Assisti ao filme assim que terminei de ler o livro, e achei bem legal, mas como a maioria dos filmes adaptados de livros, deixou um pouco a desejar. A atuação de Hathaway e Sturgess foi muito boa, e ficaram exatamente como imaginei Dex e Emma, uma química muito legal entre os atores. Eleees ficaram lindooos! Estou apaixonada até agora pelo Jim Sturgess  kkkkk

  A história tanto no livro quanto no filme, me deixou meio desapontada, acho que eu queria tanto ler esse livro que coloquei expectativas demais nele (Isso não é bom). A história é linda, gostei demais do final, apesar de não ser o que eu queria que acontecesse, porém até chegar ao desfecho da história não conseguir me envolver tanto na vida dos personagem, ou nos seus sentimentos, o que não me deixou surpresa ou chocada com o final do livro. A forma comoNicholls descreve o relacionamento dos personagens no começo é interessante, mas depois achei que foi perdendo o foco.

“Ele sorriu e continuou a observá-la por trás dos óculos escuros, notando como o movimento do braço dela erguia o seio embaixo do tecido (…), a inclinação da cabeça e o cabelo jogado para trás quando passava a loção na nuca, e sentiu aquela agradável vertigem que costuma acompanhar o desejo. “meu Deus”, ele pensou, “mais oito dias disso”. Pág.: 91

   Bom eu particularmente achei legal o livro e o filme, mas não seriam daqueles que vou ler ou assistir mais de uma vez. Um dia é um romance diferente do que estou acostumada a ler. O livro é bom sim, muita gente vai gostar, mas pramim não funcionou muito bem a magia que o autor quis passar.

   Então galera, essa é minha opinião a respeito dessa obra. Vou deixar o trailer do filme aqui em baixo para aqueles que ainda não viram poderem ter um gostinho do que esperar. E como sempre leiam o livro primeiro antes de verem o filme. Quem já leu ou assistiu?? Me contem aqui o que acharam.

ADICIONE ESSE LIVRO AO SKOOB!

19 comentários sobre “Um Dia – David Nicholls  

  1. Eu simplesmente sou apaixonada tanto pelo livro como filme… Me acabei no final e sei lá, muitas pessoas não gostaram tanto do livro por não gostaram da narrativa do autor, dizendo que enrolou demais (não sei se vcs que não gostaram tbm acharam isso, rs) e já gente criticando que o final foi uma cópia de Cidade dos Anjos. Mas enfim, tbm acho que tem muito livro que a gente tem que ter um período certo na vida para ler. Bjs

    Curtir

  2. Vdd isso pode ter influenciado. Pq chega uma hora q achei a leitura cansativa e queria deixar pra terminar ele mais pra frente. Eu gostei da história, mas não leria de novo. Acho que pelo fato de eu não estar acostumada com esse tipo de leitura também possa ter influenciado na minha opinião sobre o livro. Mas vou procurar outros livros parecidos para ler, e assim poder ter uma melhor opinião sobre ele. Se vc conhecer algum me indique por favor!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu amo esse livro, embora odeie o final hahaha ❤ Amo esse livro por 2 motivos básicos: 1. Me comoveu em vários momentos 2. Exceto pelo alcoolismo, em várias passagens identifiquei meu então amor platônico com o Dex… Aí já viu hehe Mas eu gostei bastante da dinâmica do livro, de como o David Nicholls descreve seus personagens e cenários… Enfim…
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Noss só li 3 livros dele até hoje, “O Milagre” q odiei; “Amor A Primeira Vista” que eu não sabia q era continuação de “O Milagre” esse eu gostei, chorei mesmo no final; e “O Melhor De Mim” que tá minha lista de favoritos, tanto o livro quanto o filme. “A Última Música” eu só assisti ao filme e ameii 😍😄😄

    Curtido por 1 pessoa

  5. Nunca li Um Dia ): descobri Em e Dex através do filme, que por sinal sou completamente apaixonada. Quando descobri que existia o livro corri para comprar, mas até hoje não li, acredita? Tenho bloqueio porque acho ele meio grande, rs. Espero conseguir ler algum dia.
    monologointeriorblog.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

  6. Se vc gostou do filme. Vai amar o livro, eu particularmente não gostei de nunhum dos dois =( mas acho q li esse livro em um momento que eu não estava com muita paciência para livro assim. Mas quero reler ele esse ano e ver se mudo minha opinião.

    Bjuuuu

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

