Eleanor e Park – Rainbow Rowell

LIVRO: ELEANOR E PARK
AUTORA: RAINBOW ROWELL
EDITORA: NOVO SÉCULO
GÊNERO: YOUNG ADULTS
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2014 (Brasil)
ISBN: 978854280125-5
Nº DE PAGINAS: 325
AVALIAÇÃO: 5/5  (favoritado!)

20151102_124735

   Olá galera, hoje vim falar com vocês sobre um dos meus livros favoritos, Eleanor e Park! O livro conta a história de dois vizinhos ambos com 16 anos, que se conhecem no ônibus da escola, quando Park contra a própria vontade, sede um lugar para Eleanor se sentar, e dia após dia vão criando uma amizade e se conhecendo melhor.

Eleanor é uma garota um pouco diferente, com cabelos vermelhos cacheados, alta, se acha gorda, na maioria das vezes usa roupas masculinas por não ter outra para usar. Sua família vive em uma situação financeira bem difícil. Após ela ser expulsa de casa pelo padrasto e morar um ano fora, Eleanor volta a morar com a mãe. Além de dividir um quarto pequeno com os quatro irmãos, ela tem que conviver com o padrasto Richie, um homem ignorante, grosso e insensível, que maltrata sua mãe e não suporta olhar para Eleonor.

“Eleanor tinha razão. Não tinha boa aparência. Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer agente sentir alguma coisa.” Pag. 166

 Park é um garoto mestiço de descendência chinesa por parte de mãe. Usa roupas pretas, e para escapar da gozação dos amigos, ele gosta de sentar sozinhos com seus inseparáveis fones de ouvidos. A família de Park é uma família tradicional, pais atenciosos, e avôs carinhosos. Parque tem uma vida normal como qualquer adolescente, a única coisa que sempre incomodou Park foi o fato de seu pai sempre compará-lo com o irmão mais novo, Josh.

Ao muda-se para a escola nova, Eleanor não é recebida bem, seus colegas zombam dela pelo jeito de se vestir e o cabelos meio bagunçado. Mas ao sentar perto de Park todos os dias, aos poucos eles vão criando uma amizade, até se apaixonarem, não se importando com a zombaria dos amigos ou a indiferença da família de ambos. Mas não é tão fácil para ele passarem por cima de todos, e juntos ele precisaram passar por várias dificuldades para que o namoro, que nos olhos de todos é impossível, dar certo.

“Podia parecer bobagem, mas era o que fazia com ele, até nas fantasias, nas quais tudo era possível. Até onde ela sabia, isso mostrava quão maravilhoso era segurar a mão de Park” Pag. 78

20151102_125634

O livro é narrado em terceira pessoa, os capítulos são alternados entre a visão de Eleanor e a de Park, o que deixa o livro ainda mais gostoso de ler, dessa forma Rainbow Rowell consegue transmitir as emoções deles de uma forma incrível, não tendo como não se emocionar ou se apaixonar por eles. Um livro maravilhoso, que descreve bem as magias do primeiro amor, um amor inocente e puro. Com um enredo fácil e rápido de ler, uma história envolvente. Apesar de ser uma “Young Adults”, o livro não é meloso e sim um romance bem temperado. É lindo, é triste, é dramático e até engraçado.

Quando comprei o livro tinha lido muitas coisas boas a respeito dele, e sinceramente superou minhas expectativas. Os personagens são cativantes, até mesmos os personagens que não são o foco principal da história, conseguem nos encantar de certa forma. A maneira como Rowell descreve o ambiente onde o livro é narrado nos transporta para a atmosfera do livro.

“A mãe de Park abriu a porta, e acabou sendo melhor assim, porque Eleanor estava querendo beijá-lo, e essa ideia não era nada boa. Eleanor não tinha a menor noção de como se beijava.” Pag. 165

A história é narrada no ano de 1986, e durante a leitura temos muitas referências á época, Com uma trilha sonora muito empolgante, daquela que você coloca o fone de ouvido e sem perceber já leu metade do livro (passei metade do livro ouvido Bad do U2, por isso as fotos ^^). Também não posso deixar de comentar que em alguns trechos o livro Eleanor e Park leem juntos algumas histórias em quadrinhos, como X-Men (que eu sou APAIXONADA) e Watchmen. Só isso já foi o suficiente para eu amar esses dois kkkk.

20151102_125540

Eleanor e Park foge um pouco daqueles YA’s que estamos acostumados, não tem como explicar a sensação que foi terminar esse livro, um final maravilhoso que achei muito diferente (apesar de não terminar do jeito que eu queria kkk), mas não deixou de ser um livro encantador.

Esse é o primeiro livro da autora que leio, mas com certeza vou ler outros, pois gostei bastante da forma de narrativa e a escrita dela. Adorei o livro e entrou para minha lista de favoritos. Acho que nem preciso falar que super indico a leitura desse livro. =D

ADICIONE O LIVRO AO SKOOB!

Anúncios

8 comentários sobre “Eleanor e Park – Rainbow Rowell

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s