A Lista Negra – Jennifer Brown

LIVRO: A LISTA NEGRA
AUTORA: JENNIFER BROWN
EDITORA: GUTENBERG
GÊNERO: YOUNG ADULT
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2012 (Brasil)
ISBN: 978-85-65383-11-0
Nº DE PAGINAS: 269
AVALIAÇÃO: 5/5 ★ 

A lista Negra é o livro de estréia da autora Jennifer Brown, lançado em 2012 pelo grupo Autentica da Editora Guternberg.

Em A Lista Negra, Jennifer Brown narra sobre um assunto muito sério, o bullying! Apesar de ser uma história triste que nos emociona o tempo todo, Jennifer consegue passar a informação de uma forma sensível e mexe com cada leitor de uma forma diferente.

image-273962

“Em alguns dias, chegar ao fim do dia é uma grande vitória.” Pág. 178

O livro é narrado em primeira pessoa, por Valerie, uma adolescente de 16 anos que sofreu bullying na escola durante muito tempo. A única pessoa em que Valerie confia é em Nick seu namorado que também sofreu bullying de vários colegas. Em uma manhã, que era para ser como uma manhã qualquer na escola Gavin, Nick chega à escola armado e vai a procura de todos os alunos que ficavam caçoando dele, com intuito de fazê-los pagar pelo que fizeram, causando assim o maior massacre que a cidade já presenciou. A partir disso a vida de todos os alunos, pais e professores do colégio Gavin mudam para sempre. Os alunos que sobreviveram ao massacre vivem cercados pelos pesadelos e as lembranças daquele dia fatídico.

Ao acompanharmos a personagem principal tentar sobreviver a esse trauma, vemos que não é tão fácil assim julgar uma pessoa pela suas escolhas, e como o apoio dos pais e amigos pode ser essencial na sua recuperação.  O livro nos mostra também que muitas vezes as pessoas em quem mais confiamos, podem não confiar em nós da mesma forma, e ao mesmo tempo vemos que pessoas que você nunca imaginou te apoiar, estarem te apoiando.

“As pessoas fazem isso o tempo todo – acham que “sabem” o que está se passando na cabeça de alguém. Isso é impossível. É um erro achar isso. Um erro muito grande. Um erro que, se você não tiver cuidado, pode arruinar sua vida.” Pág. 25

Conseguimos ver que todos sofrem com esse problema. E tanto as pessoas que praticavam o bullying quanto as que sofreram com ele, no fim estão na mesma situação, uma situação que foge do controle de qualquer ser humano.

Uma história triste que emociona leitores de todas as idades, um tema muito sensível de se tratar, um assunto que estamos presenciando todos os dias, e não temos noção do quão aterrorizante uma pequena brincadeira pode se tornar.

Outra coisa muito importante que consegui tirar desse livro, é como as atitudes de alguns adolescentes são vistas pelos pais, professores e a sociedade em geral como um ato de rebeldia ou frescura, mas  estes não param para verificar o real motivo da mudança em seus filhos, alunos, etc. Uma simples conversa, um simples conselho, um simples abraço pode significar tanto na vida de alguém, e ao mesmo tempo ser capaz de mostra para eles que existem pessoas que os apoiam que não os deixaram sozinhos.

image-273952

“Houve heróis que morreram pela sua escola – continuou ele, falando com tranqüilidade. – E houve heróis que quase morreram pela escola. E houve heróis que interromperam os tiros. Heróis que perderam pessoas que amavam. Somos gratos a todos esses heróis do Colégio Gavin.” Pág. 254

Eu vejo que ultimamente foram publicados muitos livros que abrangem esse tema, A Lista Negra foi o primeiro que eu li, mas com certeza vou procurar outros livros para ler, pois após terminar essa leitura eu fiquei tão impressionada com o pouco que sabemos sobre esse assunto. E na verdade quanto mais tentamos entender o que se passa na cabeça e no coração de jovens que sofrem com o bullying, menos nós sabemos. Mas é ao mesmo tempo muito importante conseguirmos vivenciar através de personagens tão cativantes como é estar na pele dessas pessoas.

Super indico a leitura desse livro. Um livro emocionante com um final que todo leitor deveria experimentar! Quem já leu deixe sua opinião sobre o livro nos comentários. Obrigada.

 

Keel ^^ 

 

Anúncios

9 comentários sobre “A Lista Negra – Jennifer Brown

  1. Oies… Li esse livro e amei, apesar de ser tão triste 😦 O que mais gostei foi a forma realista com que a autora consegue desenvolver a história e os personagens, a situação de Valerie como vítima ou culpada, a relação e influência dos pais em toda a situação, e principalmente as consequências do bullying, o extremo que pode levar . Já que vc está adentrando temas como esse tbm sugiro “Extraordinário” e “Fale”. Aposto que irá adorar tbm. Bjos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu achei esse livro tão delicado, que após terminar a leitura eu fiquei um bom tempo processando a história. Eu até comprei o outro livro da autora “Amor Amargo” mas ainda não li. Esses q vc mencionou muitas pessoas falam bem deles, vou procurar com certeza. Obrigada pela indicação! ^^

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s