Escuridão total sem Estelas – Stephen King

LIVRO: ESCURIDÃO TOTAL SEM ESTRELAS
AUTOR:
 STEPHEN KING
EDITORA: OBJETIVA – SUMA DAS LETRAS
GÊNERO: TERROR
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2015 (Brasil)
ISBN: 978-85-8105-275-5
Nº DE PAGINAS: 390
AVALIAÇÃO: 5/5  Favorito!

 Escuridão Total Sem estrelas foi lançando esse ano de 2015 pela editora Suma das Letras. O livro reúne quatro contos perturbadores do autor.

20151213_021451

O primeiro conto é 1922 que conta a história de um homem que tenta coagir o filho a matar a mãe para que assim ele possa ficar com os 100 hectares de terra que ela herdou do pai.

1922, o maior conto do livro, é narrado em 1ª pessoa pelo próprio Wilfred James (O Marido) 8 anos depois do acontecimento. A história vai além do ocorrido mostrando o que aconteceu na vida dos personagens anos depois.

Este foi um dos meus favoritos, em minha opinião foi a mais perturbadora dos quatro contos, achei muito tenso a situação pela qual os personagens passam, e King consegue nos mostrar a bruta mudança nas atitudes, pensamentos e na convivência de cada um. Em alguns momentos o narrador acaba dando Spoilers do livro, e isso ao invés de me incomodar só me deixava ainda mais curiosa pra terminar o conto logo.

O segundo é O Gigante do volante onde iremos conhecer a escritora Tess, que viaja para uma cidade no interior para dar uma palestra. Ao voltar párea casa ela tem um problema com o carro e encontra um homem para ajudá-la. Porém o que Tess não esperava era que este homem não queria apenas se mostrar solidário mas sim saciar a sua verdadeira vontade. No entanto Tess consegue sair viva (Isso não é Spoiler), e ela voltara atrás desse homem para conseguir sua vingança.

King descreve de forma bem explícita as cenas de abuso. E nos mostra o como uma pessoa pode perder sua inocência e seus princípios de forma tão trágica. A forma como Tess se vinga de seu estuprador. A história é narrada em 3ª pessoa mas ainda sim consegue nos fazer se colocar no lugar dela o tempo todo, e isso é algo bem assustador.

20151213_021433

O Terceiro conto é Extensão Justa, que conta a historia de Streeter um homem que sofre de câncer e os médicos já tiraram suas esperanças em relação aos anos que ainda tem para aproveitar a vida.

Em certo dia andando em uma rodovia Streeter conhece um homem que vende extensões de todos os tipos (extensões de cabelo, por exemplo) inclusive de vida. E é nesse momento que a vida dele muda completamente, o vendedor propõe estender a vida de Streeter 15 anos a mais, no entanto ele deverá passar o mal que ele leva consigo para outra pessoa.

Esse conto eu terminei de ler ele e fiquei pasma com a capacidade que um ser humano tem de ser frio e covarde. Essa foi outra história que mexeu realmente comigo, fiquei tão pensativa ao final desse conto que tanto este quanto o primeiro foram os que mexeram mais comigo. Este é narrado em 3ª pessoa e os personagens são bem construídos, apesar de ser o conto mais curto do livro Stephen King não deixou de mostrar as características dos principais personagens e a descrição do ambiente onde a história é narrada, o que achei incrível por parte do autor.

O quarto e último conto do livro é Um Bom Casamento. Aqui iremos conhecer Darcy e Bob, um casal bem sucedido, que estão juntos há anos, têm dois filhos uma bela casa e um relacionamento que toda mulher sonha. As coisas mudam quando Darcy vai até a garagem de sua casa a procura de pilhas novas para o controle remoto e encontra algo perturbador que seu marido esconde que irá mudar a sua vida completamente.

Este é outro dos meus favoritos (não tem jeito gostei de todos), este conto é incrível, nunca imaginei algo como isso pode ocorrer em um relacionamento. Os segredos que as pessoas podem esconder. Narrado em 3ª pessoa, e assim como nos outros, King consegue nos colocar dentro da vida dos personagens e ver a dificuldade que eles tem em enfrentar os problemas. Um conto assustador e incrível. E o que deixa a história ainda mais assustadora é o fato de ser baseada em fatos reais.
20151213_021422

Escuridão Total Sem Estrelas é o segundo livro de Stephen King que leio o primeiro foi Joyland (que já tem resenha aqui), e já virei fã desse autor. Esse livro nos mostra quatro contos não tão grandes, mas que ainda sim conseguiram ser assustadores e me deixar pensativa ao final da leitura. São histórias que mechem com nosso psicológico, todas tratam de temas bem pesados que não dão medo mas nós deixam pensativos e nos mostram até que ponto o ser humano pode chegar.

No posfácio do livro King conta de onde ele tirou a inspiração para escrever cada conto, e assim vemos que quando o autor é bom ele não precisa de muito pra escrever histórias que se tornarão inesquecíveis. Acho que esse livro é uma ótima indicação para quem está começando a conhecer o autor (assim como eu), não são histórias tão pesadas no sentido terror. O livro é tão envolvente que quando você percebe já terminou de ler os quatro contos e ainda quer mais. E durante a leitura tive que parar um pouquinho beber uma água e colocar as idéias no lugar, pois realmente, como eu já tinha dito antes, são thrillers que mexem como nosso psicológico.

Nem preciso dizem que super indico a leitura de Escuridão Total Sem Estrelas. Quem já leu essa ou outras obras do autor? Por favor, me dêem dicas, pois quero muito ler outros livros dele.

Obrigada!

Keel ^^

14 comentários sobre “Escuridão total sem Estelas – Stephen King

  1. Aah eu também quero ler outros livros dele. Na verdade esse é o segundo que leio, e acho que para entrar no universo desse autor e se acostumar com a escrita dele, esse é uma ótima opção pois os contos são assustadores mas são curtos, assim você consegue ler ele rápido! Super indico.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Vi este livro outro dia na livraria e fiquei na dúvida sobre comprá-lo. Sua resenha me convenceu: entrou na minha lista! rs Sem contar a estética dele, que achei LINDA! Que capa maravilhosa!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Estou lendo esse livro agora! Acredito que estou terminando o primeiro conto já. Realmente, tem AQUELA parte que é muito perturbadora, fiquei meio dividido ao ler pelas descrições detalhadas e eu imaginando tudo aquilo, é pesado, mas não consegui largar. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pingback: TAG – Chocolate Literário | Colecionando história

Deixe um comentário

