O Futuro de Nós Dois de Jay Asher e Carolyn Mackler

LIVRO: O FUTURO DE NÓS DOIS
AUTOR:
 JAY ASHER E CAROLYN MACKLER
EDITORA: GALERA RECORD
GÊNERO: YANG ADULT
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2013 (Brasil)
ISBN: 978-85-0109-723-1
Nº DE PAGINAS: 381
AVALIAÇÃO: 5/5 

O Futuro de Nós Dois de Jay Asher e Carolyn Mackler foi publicado no Brasil em 2013 pela Editora Galera Record.

A história se passa 1996, e iremos conhecer Emma  uma adolescente que após receber um computador de presente do pai, consegue acessar a internet e assim descobre um site diferente, chamado FACEBOOK. E junto com seu vizinho e amigo de infância, Josh, os dois irão descobri que o site contém informações como fotos, algumas frases e até um status de relacionamentos que revelam nada mais nada menos do que detalhes do futuro não só dos dois, mas de todos seus amigos.

“Um pequena onda criada hoje pode causar um tufão daqui a quinze anos.” Pág.: 130

IMG-20160116-WA0021

O Facebook só foi inventado em 2004, e o futuro que é revelado se passa anos depois da invenção do mesmo. Empolgados com a descoberta os dois passam a verificar constantemente o site, porém a cada vez que Emma ou Josh desligam, reiniciam o computador ou até mesmo atualizam a página, o futuro deles se revela diferente. E a partir desse instante os dois descobrirão juntos o que realmente e importante em suas vidas.

“Sempre achei que viagem no tempo devia se uma coisa tão grandiosa que mudaria a vida da gente. Mas, aqui, a maior parte das pessoas só se importa com fotos de férias sem graça e coisas triviais.” Pág.: 84

A Editora Record caprichou na diagramação do livro, apesar de ser um pouco grosso, o livro é pequeno em relação ao tamanho físico e as letras são grandes, o que faz com que a leitura seja rápida. O livro é narrado em primeira pessoa em capítulos alternados entre Emma e Josh.

Ao iniciar a leitura desse livro a primeira coisa que veio foi àquela nostalgia muito gostosa. Os autores conseguiram que embarcássemos na atmosfera do livro de uma forma tão mágica que em vários momentos me sentia como se eu estivesse aproveitado cada momento junto com os personagens. E ao mesmo tempo me fez lembrar a época em que valorizávamos coisas mais importantes do que as redes sociais.

IMG-20160116-WA0014

 

A narrativa de Jay Asher e Carolyn Mackler me conquistou do inicio ao fim, eu simplesmente me encantei com os personagens, Me identifiquei muito com os dois principais foram muito bem construídos. Até mesmo os amigos dos protagonistas, “Kellan e Taylor” são adoráveis. Me diverti muito ao ler esse livro e quanto percebi tinha mergulhado tanto na história que não conseguia parar de ler.

“Quem não se lembra do passado está condenado a repeti-lo” Pág.: 209

Eu amei a experiência que tive ao ler esse livro. Minha Internet era discada quando ganhei meu primeiro PC, e relembrar como era a vida antes do Facebook me fez sentir saudade dos velhos tempos. Incrível como todos, ou quase todos, naquela época pensavam que nunca iriam ter coragem de expor a vida de forma que todos pudessem dar palpites, como fazemos hoje. Além do fato de que as pessoas passavam mais tempo juntas,  saiam e se divertiam só de estar em companhia de um amigo mesmo que só para colocar a conversa em dia, ou simplesmente tomar uma bebida.

IMG-20160116-WA0029

“Eu me lembro da teoria do dominó. SE não impedirmos algo ruim de acontecer, a coisa continua se disseminando até ficar praticamente impossível tomar alguma providência a respeito dela.” Pág.: 287

Bom é isso. Fica a dica de mais um YA para quem gosta, e pra aqueles que querem relembrar os bons tempos. Apesar de ter NASCIDO nos anos 90, gostaria de ter CRESCIDO nesta época e poder ter aproveitado mais, pois em MINHA humilde opinião foi uma das melhores décadas. E esse livro me fez lembrar o porque.

Quem já leu esse livro? O que acharam? Deixem suas opiniões aqui.

Bjus!

Keel ^^

9 comentários sobre “O Futuro de Nós Dois de Jay Asher e Carolyn Mackler

  1. Não li o livro, mas achei bem interessante, por tudo o que você relatou. Eu nasci em 1980, portanto na década de 90 vivi pré-adolescência, adolescência e juventude, e cheguei aos 2000 já quase adulta, cursando faculdade. Hoje, uso muuuuuito a internet, sempre usei muito o computador em meu trabalho, desde o tempo de trabalho na moda, e hoje, no meu trabalho holístico, uso a internet e as redes sociais para estudar, ler, divulgar, compartilhar e agora vou começar a atender online. No dia-a-dia, a gente pouco reflete sobre tudo isso, o tempo passa, estamos mergulhados nesse mundo virtual até o pescoço e tudo bem, a coisa vai indo. Mas quando paro e penso nos anos 80 e 90 que eu “vi, vivi e venci” (bem isso D2 kkkk), acho tudo fascinante, mas ao mesmo tempo assustador, pois tudo está acontecendo tão rápido, que muito do que nos espantava antigamente, deixando cabelos em pé, hoje sequer arrepia os pelinhos do braço! Esse livro talvez seja uma das provas de tudo isso. Imagina um adolescente daqui 20 anos, lendo ele!!! Adorei o post! Feliz dia pra vc! 😉

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oie Tais
    Pois é… A Internet realmente facilitou muito nosso dia a dia, em relação ao trabalho negócio é tudo mais. No entanto acredito que o objetivo das redes sociais eram juntar as pessoas que estão longe, mas acabou afastando quem tá perto.
    Mas esse livro é bem legal. chega a ser engraçado algumas coisas, que antes era normal de se ver.

    Muito obrigada pelo comentário. Bjuuus!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Raquel eu já li esse livro e achei a dinâmica incrível de alternar a estória pelo ponto de vista dos dois personagens, outro ponto que amei tbm foi ver a reação dessas personagens “descobrindo” o Facebook, coisa que para nós é super natural, rs Bjos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

