O Chamado do Montro – Patrick Ness

LIVRO: O CHAMADO DO MONSTRO
AUTOR: 
PATRICK NESS – ideia original: SIOBHAN DOWD
EDITORA: ÁTICA
GÊNERO: INFANTO JUVENIL
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2011 (Brasil)
ISBN: 9788508147311
Nº DE PAGINAS: 214
AVALIAÇÃO: 5/5 ★ Favoritado!

IMG_20160207_130447141

Olá galera hoje vim falar com vocês do livro “O Chamado do Monstro” que se tornou meu livro favorito da vida. Lançado no Brasil em 2011 pela Editora Ática. Quem teve a idéia e a iniciativa de escrevê-lo foi Siobhan Dowd que construiu a premissa, os personagens e o começo desse livro, mas infelizmente ela faleceu antes de terminar. Sendo assim o autor Patrick Ness foi convidado para terminar o livro. Uma grande responsabilidade, mas que Ness soube realizar com perfeição.

“Enquanto Conor observava a árvore, os galhos mais altos se juntaram, formando um rosto enorme e horrendo, e continuaram a se retorcer, compondo a boca, nariz e até mesmo os olhos que o encaravam. Outros galhos se trançavam sempre ruidosos, sempre rugindo, até formarem dois braços longos e uma segunda perna ao lado do tronco principal. O resto da árvore se juntou na forma de uma coluna vertebral e depois de um torso.” Pág.: 15

Conor é apenas um garoto de 12 anos, que vive com a mãe doente. Todas as noites ele tem o mesmo pesadelo horrível,que nunca contou para ninguém, nem mesmo para sua mãe ou seus amigos, absolutamente ninguém! Certa noite após despertar desse pesadelo Conor recebe a visita de um monstro a sua janela. Uma criatura gigantesca feito de uma árvore e com feições assustadoras, mas nem mesmo esse monstro é capaz de assustar Conor tanto quanto seu sonho.

IMG_20160207_131020354

O monstro passa a visitar o garoto todas as noite, sempre no mesmo horário 00:07, e durante suas visitas o monstro contará a Conor 3 histórias. Ao final dessas 3 histórias será a vez de Conor contar a 4ª, onde ele deverá revelar toda a verdade que ele esconde, algo que  o monstro não descansará até descobrir.

 “Histórias são criaturas selvagens, continuou o monstro. Quando você as liberta, como saber a devastação que elas podem causar?” Pág.: 61

Gente, eu não sei nem como começar essa resenha, como falar de um livro tão sensível e maravilhoso como esse. Eu tinha ouvido falar Pouquíssimo sobre ele, mas vou confessar a vocês que foi um daqueles livros que na minha opinião TODOS deveriam ler. O que achei legal é que pesquisando um pouco mais sobre a obra descobri que ele é indicado por professores em algumas escolas.

IMG_20160207_125830887

A história é narrada em 3º pessoa, e isso foi a base para toda a magia do livro, pois temos aquela sensação de estarmos deitados no colo de alguém escutando a história, uma sensação incrível. A cada página vamos nos envolvendo na vida de Conor e descobrindo aos poucos suas dores e seus medos.

O que mais mexeu comigo durante todo o livro, foi a coragem e a força desse garoto em lidar com a doença da mãe, na qual o livro deixa subentendido qual é o tempo todo (mas nos dá muitas dicas de que seja o câncer). Como uma criança pode ao mesmo tempo ter a inocência e já conhecer o que é a verdadeira dor tão cedo. A relação de Conor com a avó e o pai também é algo que me chamou muito a atenção, por não ser uma relação tão amigável, e isso acabava comigo em alguns momentos quando eu me colocava no lugar do personagem.

Durante a leitura não conseguimos definir se o monstro é um ser metafórico ou real na vida de Conor, porém o que nos deixa claro é que essa criatura existe em todos nós, nos fazendo pensar nos medos que escondemos e nas verdades que não queremos encarar.

Apesar de ser um livro infanto juvenil, ele passa uma mensagem tão madura, que muitos livros voltados para o público adulto não conseguiu. Simplesmente PERFEITO! Após terminar a leitura fiquei assim em choque, sem reação, não sabia até então o que eu estava lendo e o que realmente senti. Gente que livro lindo!

IMG_20160207_130614904

IMG_20160207_130840932

“Histórias são importantes, o monstro falou. Podem ser mais importantes do que qualquer outra coisa. Se carregam a verdade.” Pág.: 151

Aconselho a quem se interessou pelo livro a não ler Spoiler sobre ele. Mergulhei nessa história sem saber quase nada sobre ele, apenas que era espetacular, e não me arrependi em momento algum em lê-lo. O livro é tão envolvente que terminei a leitura em uma tarde. Gosto de livros que me emocionem e esse foi um poucos livros que li que conseguiram encher meus olhos de água em algum momento.

Outra coisa que não posso deixar de falar com vocês é a respeito das ilustrações do livro feitas por Jim Kay, essas que deixaram a edição ainda mais linda. O livro e todo ilustrado, cada página tem um detalhe, e após alguns acontecimentos do livro temos uma ilustração de Kay ocupando duas páginas (e que ilustrações) acho que eu ficava uns 2 min admirando cada uma, gostei de verdade. Vou deixar algumas fotos aqui abaixo de algumas ilustrações, não vou colocar muitas pois elas contam um pouco sobre a história.

IMG_20160207_130025393

IMG_20160207_130312589

IMG_20160207_125919281

IMG_20160207_130046425

O Chamado do Monstro (11)

maxresdefault

Bom galera é isso! Espero que tenham gostado. Quem já leu essa coisa linda? Deixem nos comentários a opinião de vocês.

Bjus!

Keel ^^

Anúncios

11 comentários sobre “O Chamado do Montro – Patrick Ness

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s