Músicas inspiradas em livros

 

DSC_0081254654

Desde muito tempo vários livros serviram de inspiração para o cinema ou teatro. E hoje temos uma enorme lista de livros que foram adaptados e que agradam ou não ao público.

Mas o que muita gente não sabe é muitas músicas também foram inspiradas em livros, artistas renomados como Pink Floyd, Led Zeppelin, Iron Maiden, Green Day e até Legião Urbana se inspiraram em varias obras literárias e escreveram músicas que fizeram ou fazem parte de nossas histórias.

E hoje eu resolvi trazer algumas para vocês. Infelizmente não coloquei todas porque SÃO MUITAS, mas quem tiver curiosidade e quiser pesquisar depois, vai encontrar muita música boa que foi inspirada em livros que nem imaginávamos.

  1. Música: Don’t Stand so close to me –The Police

Capa Vladimir Nabokov Lolita.indd

Ao escrever a letra da música o vocalista e baixista da banda, Sting, se inspirou no clássico romance Lolita, de Vladimir Nabokov.

 

  1. 1984 – David Bowie 

1984_1388816485B

David Bowie queria realizar uma adaptação cinematográfica de 1984 escrito por George Orwell, mas os direitos autorais foram negados.  Dessa forma o cantor lançou o álbum Diamond Dogs, lançado no ano de 1974, que foi todo inspirado da obra de Orwell.

 

  1. Álbum: Animals – Pink Floyd

A_REVOLUCAO_DOS_BICHOS_1270681889BMais uma vez, as obras de George Orwell serve como inspiração para uma canção, ou melhor para um álbum inteiro. A Revolução dos Bichos  foi a inspiração para a criação de “Animals”,  décimo álbum da banda Pink Floyd que foi lançado em 1977. Assim como Orwell no livro, Roger faz uma analogia aos animais e os humanos, refletindo sobrea política e desigualdade da época.

 

  1. Lord Of The Flies – Iron Maiden

 

SENHOR_DAS_MOSCAS_14539934601291SK1453993460BVarias músicas da banda foram inspiradas em livros e uma delas é Lord of The Flies, que foi inspirada no livro O Senhor das Moscas   de William Golding. E ao contrario de outras canções que inspiradas focam mais nos “mocinhos” da história, essa é contada pelo ponto de vista dos mais selvagens, Jack e seu grupo.

  1. Look Alive, Sunshine – My Chemical Romance

LARANJA_MECANICA_14320363131194SK1432036313BMikey Way se inspirou no clássico, Laranja Mecânica de Anthony Burgess. Em entrevista a Billboard o baixista da banda, explicou que a música foi inspirada na linguagem do livro “Eu queria todas aquelas frases que você não sabe o que significam, mas você sente o que frase quer dizer então adivinha o significado”.

 

  1. Who Wrote Holden Caulfiel – Green Day

O_APANHADOR_NO_CAMPO_DE_CENTEIO_1348235428BO vocalista da banda Green Day, Billie Joe Armstrong, disse que sua professora do ensino médio o fez ler O Apanhador no Campo de Centeio  de J.D. Salinger, e ele odiou o livro. Porem anos depois e ele resolveu reler o livro e gostou tanto que resolveu escrever uma música baseada no personagem principal do livro, Holden Caulfield.

 

Ramble On – Led Zeppelin
O_SENHOR_DOS_ANEIS_1324580699BO vocalista da banda, Robert Plant, se inspirou em O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien. E fez referências às aventuras de Frodo nas “profundezas de Mordor”. Posteriormente Plant admitiu que se sentia envergonhado pelas referências a Tolkien.

 

  1. Pet Sematary – Ramones

downloadO mestre do terror Stephen King sempre foi um grande fã da banda Ramones e durante o livro O Cemitério, cita por diversas vezes a banda, chegando a dizer em certa parte que o personagem Louis Creed chegou a se hospedar em um hotel com o nome de Dee Dee Ramone, baixista da banda. A música “Pet Sematary” da banda foi uma homenagem à obra e às referências de Stephen King.

 

E pensa que foi só artistas estrangeiros que se inspiraram em livros? muitos artistas nacionais também escreveram músicas baseadas em grandes clássicos brasileiros.

  1. A hora da estrela–  Pato Fu

A banda Pato Fu, escreveu a música A Hora A_HORA_DA_ESTRELA_1387553444Bda Estrela, inspirada na
obra homônima a jornalista Clarice Lispector. A hora da estrela foi o último livro escrito pela autora.

 

  1. Monte Castelo- Legião Urbana

OS_LUSIADAS_1276276081B A música de grande sucesso da banda foi inspirada no soneto 11 do livro Os Lusíadas  de Luís de Camões

 

 

  1. Lanterna dos Afogados- Paralamas do Sucesso

JUBIABA_1303504408BHerbet se inspirou em um capítulo do livro Jubiabá   de Jorge Amado.

 

 

Bom galera essas foram algumas dicas. Espero que tenham gostado, se vocês souberem de mais alguma deixem aqui nos comentário.

 

Bjus!

Keel ^^

 Fontes: Literatura cult; cia dos livros; estanrte  lotada.

15 comentários sobre “Músicas inspiradas em livros

  1. Música e literatura são duas mídias que andam lado a lado, uma vive inspirando a outra. O Blind Guardian é uma banda que bebe muito dessa fonte, a banda adora fazer músicas inspiradas em livros de fantasia, já fizeram músicas sobre A Roda do Tempo, As Crônicas de Gelo e Fogo, inúmeras com O Senhor dos Anéis, e um álbum conceitual só com músicas sobre O Silmarillion, que aliás é um dos melhores trabalhos deles. Uma das mais legais do Iron Maiden é um resumão que fizeram de “A Balada do Velho Marinheiro”, apesar de ser uma das músicas mais longas da banda. Dos brazucas no momento eu me lembro que Admirável Mundo Novo já inspirou a Pitty e o Zé Ramalho.

    Curtir

  2. Olá João,
    Eu não tinha conhecimento de que exitiam tantas músicas baseadas em livros. E vou confessar que fiquei muito surpresa, várias são que cantores que sou muito fã. Iron Maiden realmente tem muita música que foi inspirada em.livros. Eu andei pesquisando mais sobre Isso e agora tenho a lista de livros que não li que inpiratam músicas que sou apaixonada. Vou pesquisar sobre essas que vc mencionou. Obrigada pela dica!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Raquel são muitos mesmo, esses eu consegui lembrar de cabeça, mas sei que o Iron Maiden mesmo já fez uma pra Duna, mas realmente não lembro o nome da música. Eu ia citar o Tim Maia com “Bom Senso”, onde ele mesmo fala pra galera ler o livro que inspirou a música, mas ele mesmo desistiu do livro depois, então achei melhor deixar quieto, mas até valeria a citação.

    Curtir

  4. Muito interessante. Tantas músicas boas e eu nem sabia a origem de algumas ai. Sou apaixonada por MCR e, apesar de não ter lido o livro “Laranja Mecânica”, acho o filme muito bom. Adorei saber dessa inspiração. =D

    paixonitesliterarias.blogspot.com.br

    Curtir

Deixe um comentário