O Rouxinol – Kristin Hannah

LIVRO: O ROUXINOL
AUTORA: KRISTIN HANNAH
EDITORA: ARQUEIRO
GÊNERO: DRAMA
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2015 (Brasil)
ISBN: 978-85-8041-467-7
Nº DE PAGINAS: 432
AVALIAÇÃO: 5/5 ★ Favoritado!

Kristin Hannah é uma autora premiada e possui mais de 18 romances incluindo, Jardim de Inverno, Amigas Para Sempre e O Lago Místico. Kristin nasceu em Setembro de 1960, na Califórnia do Sul.

Depois de trabalhar em uma agência de publicidade na moda, Kristin decidiu ir para a faculdade de direito. “Mas você vai ser um escritor” são as palavras proféticas que ela nunca iria esquecer de sua mãe. Kristin estava cursando o terceiro ano da faculdade de direito, quando sua mãe lhe disse que gostaria muito que sua filha se tornasse escritora e juntas elas escreveram alguns trechos de um romance. E após perder sua mãe para o câncer, Kristin Hannah resolveu realizar o sonho da mãe e decidiu se tornar uma escritora terminando o livro que as duas começaram juntas.

IMG_20160326_131655862

O Rouxinol foi publicado em novembro de 2015 aqui no Brasil pela Editora Arqueiro e foi o primeiro livro da autora que li e já virei fã da autora.

“Um pássaro canta. Um rouxinol. Ela ouve o trinado da triste melodia. Os rouxinóis simbolizam as perdas, não é? Um amor que vai embora, que não perdura ou nunca existiu.” Pág.: 292

O livro conta a história de duas irmãs que lutaram para sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial. Vianne é uma mulher atenciosa que vive feliz com seu marido e sua filha, porém após o marido ser convocado para a guerra sua vida e a de sua filha mudarão para sempre.

Isabelle ao contrario de Vianne, é uma menina teimosa, que age conforme seus principios. Não gosta de seguir regras e esta sempre metida em confusão. Acostumada a viver sozinha desde de criança Isabelle só quer fazer algo de que seu pai se orgulhe e encontrar um pouco te atenção para si mesma. E após se apaixonar por um soldado ela ira lutar com todas as suas forças para salvar vidas durante um período tão difícil para a França.

IMG_20160326_132113323

A história é contada em dois períodos, sua maior parte e narrada em terceira pessoa e se passa na época da Segunda Guerra Mundial. E outros poucos capítulos são narrados em primeira pessoa por um dos personagens, e só descobrimos que é no final do livro.

A primeira vez que tive contato com esse livro foi em uma livraria aqui da minha cidade e resolvi ler um pedaço, e só ao ler a primeira frase do livro eu já queria ele pra mim (frase abaixo). E pesquisando mais sobre ele li muitos comentários positivos a respeito dessa obra, e vou confessar que Khristin Hannah me surpreendeu, o livro superou todas minhas expectativas, se tornando um dos meus livros favoritos da vida.

“Se há uma coisa que aprendi nesta minha longa vida foi seguinte: no amor, nós descobrimos quem desejamos ser; na guerra, descobrimos quem somos.” Pág.: 7

Eu já comentei em outra resenha, que tenho um fraco por livros que se passam nesses períodos das Grandes Guerras e apesar de existir muitos livros sobre esse assunto (que só pra constar quero todos), ainda existem muitas histórias a serem contadas. E quando penso que não podem mais existir livros tão lindos narrados em uma época de pura tristeza, eis que me surge este livro. O Rouxinol é um livro fictício, porem, sabemos que essas histórias poderiam sim ter acontecido (se não aconteceu realmente =’(), o que me deixa ainda mais pensativa sobre o contexto geral da história.

IMG_20160326_131815070

Assim como todos os livros sobre o Holocausto, O Rouxinol não é uma leitura leve e divertida, e sim um livro muito forte e angustiante. Acompanhar a luta e o sofrimento dessas irmãs e das pessoas próximas a elas, foi algo que me fez refletir sobre muitas coisas que acontecem nos dias de hoje. Khrisitn Hannah conseguiu nos passar de uma forma tão direta e ao mesmo tempo delicada, cada detalhe das dificuldades que varias pessoas enfrentaram na época.

O livro mostra o quão importante é as pessoas se ajudarem, se amarem mesmo com tantas dificuldades.

“— Você não está sozinha, nem está no comando. Peça ajuda quando precisar e preste ajuda quando puder. Em tempos sombrios como esses, acho que é assim que servimos a Deus, uns aos outros e a nós mesmos.” Pág.: 125

IMG_20160326_131800588

Após terminar esse livro, eu fiquei com uma ressaca literária, que foi difícil encarar outro depois de ler essa história. Fiquei quase uma semana tentado absorver tudo que li. Kristin Hannah conseguiu me fazer chorar e me deixar chocada com apenas um livro. Já quero muito ler outros livros dela.

INDICO DEMAIS a leitura de O Rouxinol, é um livro que merece ser lidos por todos que gostam de histórias fortes e ao mesmo tempo delicadas. Se você gosta de livros que se passam nas Grandes Guerras leia este livro e depois me diga o que achou.

“Mas as palavras que sempre pareceram tão grandiosas agora soaram pequenas. O que era o amor quando confrontado com a guerra?” Pág.: 24

IMG_20160326_131859913

Espero que tenham gostado.

Bjus!

Keel ^^

 

11 comentários sobre “O Rouxinol – Kristin Hannah

  1. Esse livro esta na minha lista infinita de livros para comprar, mas sempre vou adiando e nunca compro. Mas voce acabou de me deixar super curiosa e cheia de vontade de ler. 😀😁

    Curtir

  2. Pingback: TAG – Toda Mãe Fala | Colecionando história

  3. Pingback: TAG – Top 7 Livros Para Chorar | Colecionando história

  4. Pingback: TAG – Julgando pela capa | Colecionando história

Deixe um comentário

