Édipo Rei – Sófocles

LIVRO: ÉDIPO REI
AUTORA: SÓFOCLES
EDITORA: DIFEL
GÊNERO: TRAGÉDIA GREGA
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2001 (Brasil)
ISBN: 978-85-7432-012-0
Nº DE PAGINAS: 154
AVALIAÇÃO: 5/5  Favoritado

DSC_0174

 

A primeira vez que li Édipo Rei, foi na escola para fazer um trabalho, na época eu não tinha muito interesse por literatura, mas a leitura foi tão maravilhosa que reli o texto mais 2 vezes. E anos depois eu me deparo com um exemplar do livro na Biblioteca da minha faculdade e não pensei duas vezes antes de pegar emprestado para ler.

Édipo Rei é uma peça de teatro grega escrita por Sófocles por volta de 427 a.C.  A história é uma das tragédias gregas mais inspiradoras de todos os tempos, segundo Aristóteles. Este  é o primeiro volume de uma obra composta por três livros sendo os outros volumes Antígona  Édipo em Colono.

DSC_0171

 

Nesse livro conheceremos a história de uma família cercada por uma profecia, onde segundo o oráculo, o filho  recém nascido de Laio o rei , o matará e ira se casará com sua esposa a rainha Jocasta. Para fugir deste terrível destino o rei entrega seu filho a um servo para que este de fim a vida da criança, no entanto ela é socorrida por um pastor que o leva para sua cidade.

Anos depois Édipo, agora já um rapaz, consulta o oráculo de Delfos para esclarecer uma dúvida sobre sua origem, e o jovem recebe a terrível profecia de que seu destino é matar seu pai e casar-se com sua mãe. Desesperado Édipo foge da cidade para evitar que esse desastre ocorra. E no meio de sua fuga Édipo acaba chegando em Tebas.

Após vencer a esfinge, Édipo se tornar o rei de Tebas. Mais tarde a cidade é acometida por uma terrível peste, e para se livrar desse mal que assola a cidade, Édipo o rei precisa descobrir quem é o verdadeiro assassino do antigo rei de Tebas, Laio.

DSC_0170

Eu me encantei com essa história e ela se tornou uma de minhas favoritas. Apesar de ser um pouco estranho no começo acompanhar a leitura, pois não tinha costume em ler livros escritos em prosas e versos (o que achei muito interessante), e também levando em conta que foi escrita a mais de 8000 anos, eu fiquei um pouco perdida de inicio. Eu li a versão que foi traduzida por Domingos Paschoal Cegalla  e depois de um tempo consegui acompanhar direitinho a leitura, e quando surgia algumas dificuldades as notas de roda pé que o tradutor fez me ajudaram bastante.

Eu indico demais a leitura de Édipo Rei. Agora se você não conhece a história eu indico você a ler aquela versão didática que é voltada para o universo estudantil porque eu acho mais fácil de entender todo o contexto do livro. Essa versão que eu li foi publicada em 2001 pela editora Difel,  o livro é pequeno e dá para ler em um dia.

DSC_0173

Agora vou procurar os outros contos dessa história. E se vocês souberem de outros livros parecidos, por favor, deixem nos comentários, porque quero ler todos, ameiii.

Espero que vocês tenham gostado da dica e deixem aqui a opinião de vocês!

 

Bjus!

Keel ^^

4 comentários sobre “Édipo Rei – Sófocles

Deixe um comentário

