Cyberstorm – Matthew Mather

LIVRO: CYBERSTORM
AUTORA:
 MATTHEW MATHER
EDITORA: ALEPH
GÊNERO: FICÇÃO CIENTÍFICA
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2015 (Brasil)
ISBN: 978-85-7657-218-3
Nº DE PAGINAS: 366
AVALIAÇÃO: 5/5  Favoritado

dsc_0678

Já imaginou o que aconteceria com uma cidade se a energia e o abastecimento de água fossem cortados e os meios de comunicação fossem interrompidos? Tudo isso seguido de uma nevasca que isola a cidade? É exatamente isso que veremos em Cyberstorm. Neste livro iremos acompanhar Mike e seus amigos em busca de sobrevivência em uma Nova York pré-apocalíptica (se isso existe kkk). O  livro foi publicado no Brasil  em 2015 pela editora Aleph.

O autor Matthew Mather começou sua carreira trabalhando com máquinas inteligentes, envolvendo empreedimentos de alta tecnologia, desde nanotecnologia computacional para registros eletrônicos de sáude, sistemas de prisão e até mesmo desenhando um premiado jogo de vídeo de treinamento do cérebro. Atualmente Mather trabalha como escritor em tempo integral. e ele trouxe toda sua experiência desse mundo digital para o livro.

A história se passa em Nova York na época de fim de ano. E como sabemos (pelo menos por livros e filmes kkk, como é meu caso) fim de ano em Nova York é muitaaa neve. E a cidade acaba sendo atingida por uma nevasca que junto com a falta de energia acaba gerando o caos.

dsc_0680

Por ser Narrado em primeira pessoa, teremos a visão de todo desastre através da visão de Mike. Junto com a esposa Lauren e seu filho Luke, Mike se une a seu vizinho e melhor amigo Chuck, sua esposa Suzan e a filha pequena do casal Ellarose, para que consigam de alguma forma sobreviverem. Por morarem em um apartamento, eles acabam se unindo também a outros vizinho do mesmo andar, porém assim como acontece quando se reúne muitas pessoas, algumas intrigas são geradas entre o grupo. Além terem a vida mudada drasticamente de uma hora para outra, eles terão que suportar algumas pessoas que são capazes de qualquer coisa para conseguirem o que querem.

Apesar de se passar nos Estados Unidos e ter a nevasca como cenário de fundo, algo que está bem longe da nossa realidade aqui no Brasil, não divido que as dificuldades quanto a alimentação e a violência, que se vê na historia devido ao desespero e as más índoles de alguns indivíduos, não seja algo impossível de se imaginar que venha acontecer a qualquer momento.

Os personagens criados por Mattew são tão humanos,não são simples “máquinas” que irão enfrentar tudo e sair firme e forte, não, são personagens com sentimentos, dores e medos. Me encantei por cada um deles, em alguns momentos eles nos mostram o que realmente é importante em nossas vidas, e como não vale a pena se estressar por coisas tão fúteis que temos a mania de colocar como grandeza em nossas vidas.

dsc_0679

Muitas pessoas podem não admitir, mas nos dias de hoje somos praticamente movidos a tecnologia, e o cenário apocalíptico que temos em Cyberstorm, na minha opinião, é um dos que está mais próximo de nossa realidade. E foi exatamente por isso que duas coisas me incomodaram no livro, uma foi o fato de Chuck, e vizinho de Mike, ser uma homem paranoico com essas questões de tecnologia e esta sempre abastecendo comida, água e essas outras coisas (quem faz isso?) achei muito premeditado e isso acabou deixando a história um pouco forçada, não teve aquele momento em que eu ficasse desesperadamente desesperada junto com os personagens. E o segundo fato, foi o final que, em minha opinião poderia ter sido mais bombástico, pois  o autor cria algumas discussões com os personagens durante a história onde cada um tem uma teoria sobre o que realmente possa estar acontecendo, e isso nos deixa ainda mais ansiosos com fim do livro, mas no fim ………… não posso dizer, só digo que esperava um final bem bombástico, que quem sabe até desse margem para uma continuação (eu iria adorar!)

Mas nem por isso o livro foi ruim de maneira nenhuma, ao contrario, eu ameei esse livro. Me surpreendi em vários momentos, inclusive teve algumas partes que realmente eu ficava tão aflita, aponto de parar um pouco para dá aquela respirada, porque só de imaginar algo parecido acontecendo conosco me dava aquele medo, pois é aí que podemos ver até onde uma pessoa pode ir para poder sobreviver e ajudar aqueles que amam. Só de ler esse livro já podemos ter uma boa noção do caos que séria se essa ficção se tornasse real.

Esse livro foi uma experiência literária totalmente nova pra mim. Nem preciso dizer que super indico a leitura de Cyberstorm, a narrativa de Mather é rápida e envolvente, então você consegue ler esse livro bem rapidinho e se envolver tanto com os personagens que chegando a uma determinada parte do livro, fica impossível largar.

Ahhh antes que eu me esqueça, no próprio site do autor diz que essa maravilha vai ter adaptação para os cinemas pela 20th Century Fox. Dá para imaginar que vem coisa boa por aí, né? O lançamento está previsto para 2018, mas estou ansiosa desde já.

Bom galera essa é minha dica de livro, espero que tenham gostado. Deixem aqui nos comentários suas opiniões.

 

Bjus!

Keel ^^

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Cyberstorm – Matthew Mather

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s