O Planeta dos Macacos – Pierre Boulle

LIVRO: O PLANETA DOS MACACOS 
AUTORA:
 PIERRE BOULLE  
EDITORA: ALEPH
GÊNERO: FICÇÃO CIENTIFICA/ AVENTURA
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2015
ISBN:  978-8576-572-13-8
Nº DE PAGINAS: 240
AVALIAÇÃO: 5/5

dsc_0632

Pierre Boulle  engenheiro e escritor francês nascido na frança em 1912, foi um dos autores que mudaram a forma de escrever um livro sobre ficção cientifica. Quando surgiu a ideia de fazer um filme sobre “O Planetas dos Macacos”, Pierre Boulle ficou bem preocupado com a ideia, pois no ano de 1968 a tecnologia não era tão avançada quanto as de hoje,“Havia a possibilidade de parecer ridículo. Mas, quando vi o filme pela primeira vez, a preocupação se dissipou”, disse o autor em entrevista à revista Cinefantastique, em 1972.

O Planeta dos Macacos se inicia em um futuro não tão distante onde viagens espaciais são bem comuns e  em uma dessas viagens o casal Jim e Phill, em lua de mel,  encontram uma carta dentro de uma garrafa. A carta na verdade é um manuscrito que dá origem a toda história.

Ulysse Mérou é um jornalista que embarca em uma viagem com um ilustre cientista, o professor Anetelle que criou uma espaçonave bem sofisticada, junto com um medico o Dr. Levin. Juntos eles chegam a um planeta chamado Soror, onde têm os mesmos recursos naturais da terra e a principio inabitável. Porém para a surpresa deles o planeta é habitado, e por seres humanos. O único problema é que esses humanos possuem um comportamento diferente, mais selvagem, não falam e andam nus. E para piorar a situação a raça dominadora do planeta são os macacos.

dsc_0636

Esse livro é simplesmente espetacular, Pierre Boulle teve todo cuidado e maestria para descrever uma sociedade dominada por símios. A ironia usada no livro em forma de critica foi um tapa na cara. Os humanos no livro são tratados como animais (em nossa sociedade), estudados em laboratórios, presos em jaulas e expostos em parques e museus.

A escrita de Pierre é fluida e rápida, por ser narrado em primeira pessoa, conseguimos ter visão bem ampla da vida dos seres humanos em Soror. Um enredo tão complexo e que chega a ser até assustador. A história é tão bem escrita que até nos faz imaginar que um dia isso possa realmente acontecer.

O livro foi publicado em  1963 e adaptado para o cinema em 1968. Segundo o próprio autor nem mesmo ele imaginava que essa ideia de macacos dominando o planeta nos cinemas iria dar tão certo. Apesar de somente o primeiro filme seguir o roteiro desse livro, foi através dele que toda ideia e as aventuras criadas nos outros filmes teve inicio.

O filme teve algumas diferenças em relação ao livro. No filme o protagonista é um astronauta chamato Taylor, e não o jornalista Ulysses; No filme os humanos andam com roupas “esfarrapadas” e no livro ele andam nus; a mudança mais significativa em minha opinião foi o final, ambos foram surpreendentes, mas de alguma maneira o final do livro me chocou mais.

dsc_0639

Se você é fã de Planetas dos macacos, ou de ficção científica esse é um livro de leitura obrigatória, principalmente essa edição da editora Aleph que esta impecável, com direito a entrevista com o autor  e outras curiosidades que deixam o livro rico em informações, que prendem nossa atenção assim como a história propriamente dita. Agora se você não tem costume em ler ficção científica e quer começar essa é uma ótima dica para iniciar nessas aventuras.

Trailer – O PLANETA DOS MACACOS 1968

Quem já leu ou assistiu aos filmes?

Espero que tenham gostado.

 

 Bjus!

Keel ^^

Anúncios

4 comentários sobre “O Planeta dos Macacos – Pierre Boulle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s