O Hobbit – J.R.R. Tolkien

LIVRO: O HOBBIT
AUTORA:
 J.R.R. TOLKIEN
EDITORA: WMF MARTINS FONTES
GÊNERO: FANTASIA
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2013
PUBLICAÇÃO ORIGINAL: 1937
ISBN: 978-85-7827-710-9
Nº DE PAGINAS: 297
AVALIAÇÃO: 5/5 ★ Favoritado!

dsc_1189

John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido como J. R. R. Tolkien foi um escritor nascido em Bloemfontein na Africa do Sul e aos três anos de idade passou a viver na Inglaterra com seus pais. Em 1954 recebeu  titulo de Doutor em Letras e Filologia  pela Universidade de Liège e Dublin, em 1892. Além de  O Hobbit Tolkien escreveu outros livros de grande sucesso como a trilogia O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Suas obras já foram traduzidas em mais de cinquenta idiomas e são mais de 200 milhões copias vendidas.

O Hobbit originalmente publicado em 1937 é  um livro infanto-juvenil que conta a história de um hobbit chamado Bilbo Bolseiro. Os hobbit são seres pequenos que vivem uma vida tranquila em sua vila e sempre se cozinhando comidas deliciosas. Mas em um certo dia a rotina do nosso amigo Bilbo muda de cabeça para baixo quando um mago, chamado Gandalf, aparece em sua toca com vários anões. Bilbo então é convocado para participar de uma aventura com os anões com o intuito de recuperar os tesouros que foram roubados pelo dragão Smaug, a contra gosto o senhor bolseiro aceita e embarca na maior aventura de sua vida.

No decorrer da história vamos acompanhado a jornada dessas criaturas em busca de encontrar o tesouro, e somos apresentados a cada um e fica quase impossível não se divertir e se emocionar com eles. Vemos também o amadurecimento do Hobbit, onde ele mesmo se ver fazendo coisas que para eles antes seriam irreais. Mas com toda sua bravura e coragem (que nem ele sabia possuir) a jornada acaba se tornando uma das maiores aventuras de sua vida.

dsc_1185

Um livro publicado em um período difícil, entre a Primeira e Segunda Guerra Mundial e  que ajudou a muitas pessoas a fugirem por alguns minutos da vida real para um  mundo cheio de criaturas diferentes, onde existem lugares mágicos com florestas assombradas, montanhas enfeitiçadas e muito mais. O livro que deu origem a trilogia “O Senhor dos Anéis”.

Depois que terminei de ler esse livro vivo me perguntando porque nunca li nada do Tolken antes. O Hobbit é um livro voltado para o publico infantil e a leitura e simples e fluida. A sensação que tive durante a leitura era aquela de estar em volta de um fogueira enquanto alguém nos conta uma história. Um livro para crianças que faz todo adulto se aventurar juntamente com o senhor Bolseiro e os anões. A obra de Tolkien serviu de inspiração para grandes autores e mostrou um novo formato para os livros de fantasia, mostrando que elas podem ser engraçadas, tristes e cheias de aventuras. Se você não tem costume de ler fantasia e quer conhecer mais sobre esse mundo, O Hobbit é o melhor livro para começar, por se uma leitura leve e fácil de entender.

dsc_1193

Ainda não assisti a nenhum dos filmes, mas pretendo assistir o mais rápido possível, pois fiquei super curiosa para saber como ficou a adaptação e só de assistir ao trailler meus olhos já começaram a brilhar.

Essa minha edição da WMF Martins Fontes contém ilustrações feitas pelo próprio Tolkien esão ilustrações incríveis que nos ajudam a mergulhar ainda mais na aventura e trouxe algumas aqui para vocês verem.

dsc_1188

dsc_1187

dsc_1186

dsc_1184

A adaptação cinematografica foi dividida em três filmes:


Quem já leu? o que acharam?

Bjus!

Keel ^^

Anúncios

4 comentários sobre “O Hobbit – J.R.R. Tolkien

  1. Eu adoro os filmes, tanto de “O Hobbit”, como “O Senhor dos Aneis” e me surpreendi demais com a leitura do primeiro, senti exatamente como falou, como se eu estivesse sentada em volta da fogueira ouvindo alguém contar uma história, é uma escrita adorável!
    Adorei sua resenha, as fotos e que bela edição!
    Beijinhos ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. Só o primeiro filme que segue uma linha mais próxima do livro com o clima de uma aventura que se desenrola aos seus olhos, os dois outros tomam muitas (muitas mesmo) liberdades em relação ao conteúdo para que a história pudesse ser estendida e seguisse por uma linha mais próxima a grandiosidade de OSdA, muito embora tenha lá suas maluquices tb.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s