Golem e o Gênio – Helene Wecker

LIVRO: GOLEM E O GÊNIO
AUTORA: HELENE WECKER
EDITORA: DARKSIDE BOOKS
GÊNERO: AVENTURA/ MAGIA
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2013
ISBN: 9788566636482
Nº DE PAGINAS: 514
AVALIAÇÃO: 5/5 ★ Favorito!

 
A autora Helene Wecker cresceu em Illinois, cursou inglês pela Carlerton College em Minessota. Já trabalhou com marketing e comunicação. Depois de se mudar para Nova Iorque fez Mestrado em Ficção na Columbia University. Golem e o Gênio é o romance de estréia da autora, a obra ganhou o prêmio de VCC Cabell de melhor Romance de estréia.

 

DSC_2065

A história se passa na virada do século IXX e começa nos apresentando Chava, uma golem. Os golem são criaturas feitas de barro que são criadas para satisfazer a vontade de seu mestre e iremos acompanhar sua criação. Otto Rotfeld vai à procura de um rabi envolvido com a cabala e pede para que este crie uma esposa de barro. Depois de sua encomenda pronta Otto embarca em um navio com sua nova esposa para Nova Iorque, porém após um incidente apenas a golem chega à cidade. Sozinha e sem seu mestre, ela se vê perdida nesse novo mundo. E com a ajuda de um rabino que reconhece sua verdadeira natureza ele a ensina varias coisas, de modo que ela possa ter uma vida normal, onde ela possa conviver com os humanos, o rabi lhe dá o nome de Chava.

 
Paralelamente em um bairro árabe dentro de Nova Iorque, o latoeiro Arbelly recebe uma garrafa para ser concertada, e enquanto este limpa a algo inacreditável acontece, um gênio, seres feito de ar e fog que está preso dentro do corpo de um humano, sai de dentro da garrafa, deste momento em diante o gênio que recebe o nome de Arhmed passa a trabalhar na oficina de Arbelly até descobrir uma maneira de se libertar.
Golem e o Gênio foi aquele tipo de livro que comprei pela capa ( e foi uma grande surpresa. Um livro delicado onde a autora não teve pressa nenhuma em descrever o ambiente, os personagens e o enredo. A narrativa de Henele Wecker é tão envolvente que você se vê realmente mergulhado na história, cada rua, cada bairro, tudo tão minuciosamente relatado que é como se eu estivesse lá.

 

No fim quando tudo na história se encaixa a magia do livro toda acontece. Mesmo com suas 514 páginas que assustam um pouco, a leitura é fluida e prazerosa. Não vou mentir que algumas partes do livro foram desnecessárias, mas tenha em mente que este não é um livro cheio de aventuras e ação, ele tem seus momentos de emoções que prende nossa atenção em cada linha, porém Golem e o Gênio é um livro para ser lido com calma e se degustar com cada frase. Demorei um pouco para terminar a leitura, pois acabei intercalando ele com outras leituras, mas foi uma experiência bem diferente de tudo que estou acostumada a ler.

 

DSC_2056

O livro fala muito sobre amizade, medo, novas descobertas e religião, mas não deixa espaço para discussões, pois cada lugar tem suas crenças e costumes e essas diferenças são bem nítidas no livro. Foi uma experiência muito gostosa aprender mais sobre esse tema. Uma fabula para ser levada no coração para a vida toda.

 
Quanto à edição, nem preciso falar muito né? Darkside mostrando novamente seu excelente trabalho, com uma diagramação perfeita e algumas notas de rodapé que ajudam bastante na compreensão do texto e a nos ambientalizar na época em que a história é narrada. E a cada página conseguimos ver todo o trabalho e pesquisa que foi feito pela autora, um livro rico em detalhes e informações.

Indico muito a leitura desse livro para quem busca aprender sobre outras culturas e gosta de histórias mágicas e surpreendentes.
Quem já leu? O que acharam? Deixem seus comentários!

Bjus!
Keel ^^

Anúncios

3 comentários sobre “Golem e o Gênio – Helene Wecker

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s